quinta-feira, 2 de agosto de 2012

“O BALÃO MATA”, COMO ASSIM????


 
É triste, escutar em rádios TOP de audiência, AM e FM, uma campanha sórdida, asquerosa e outros adjetivos que me recuso a escrever, de uma Empresa que deveria causar a todos nós enorme apreço, que é nada mais nada a menos, que a 4ª Maior Empresa de Petróleo do Mundo.
 
Uma Campanha publicitária de extremo mau gosto, dizendo que "O BALÃO MATA".
 
Ora, o balão não porta fuzis, como os traficantes impregnados nas periferias de nossas cidades, protegidos pela mais suja forma de currupção.
 
Não são também Políticos corruptos que subtraem verbas para a saúde onde milhares de pacientes morrem por dia sem atendimento e sem leitos.
 
Não são também estradas mal conservadas pelo poder público que matam milhares de motoristas e pedestres, todos os anos.
 
Não são também, maus profissionais nas áreas de saúde, segurança pública e outras, que por não trabalhar de maneira correta causam também perdas irreparáveis para diversas famílias brasileiras.
 
Acho que já passou da hora do tão eficaz Jurídico da SAB se manifestar contra uma mal intenciona Campanha publicitária desta tão conceituada empresa que transforma um simples balão de papel em um "TELEGUIADO MÍSSIL ASSASSINO", por que precisa gastar a verba publicitária do ano, se não, ano seguinte não recebe o mesmo valor da mesma verba de campanha para ser gasto.
 
LENDO ABAIXO, ACHO QUE QUEM MATA, NA VERDADE, É A PETROBRÁS.
 
1. Em 1967 - Terminal TEMADRE, na Bahia de Todos os Santos. Incêndio de grande porte, com dezenas de mortos.
2. Em 1972 – na Refinaria REDUC, Duque de Caxias/RJ, Vazamento e incêndio em válvula de esfera de GLP, com explosão e lançamento de fragmentos, 38 óbitos, incluindo brigadistas;
3. Em março de 75 - Vazam quase seis milhões de litros de petróleo de um cargueiro iraniano na baía de Guanabara, no Rio.
5. Em 1982 - Trem descarrila e explode em Pojuca, Bahia, transportando combustível, provocando 45 mortes.
6. Em Novembro de 83 - 1,5 milhão de litros de óleo vazam do oleoduto da Rio-Santos no canal de Bertioga e outras 17 praias.
7. Em fevereiro de 84 - Rompimento de um duto de gasolina da Petrobras provoca incêndio na favela de Socó, por onde passava a tubulação, em Cubatão, matando pelo menos 90 pessoas. Dutovia TEDEP - Alemoa, Santos -RPBC-Cubatão. Bairro Vila Socó, de Cubatão. Rompimento de duto de gasolina, com derramamento sobre o manguezal, seguido de explosões e incêndios atingindo as palafitas e barracos da favela. Mais de 90 óbitos e 500 desaparecidos 3
8. Em Maio de 84 - 250 mil litros de nafta escapam de oleoduto próximo a favela da Felicidade, zona sul de São Paulo, matando dois moradores por intoxicação.
9. Em Junho de 84 - Moradores de São Sebastião, SP, fogem em pânico devido ao vazamento de cinco mil litros de petróleo do terminal Almirante Barroso e ao incêndio que se seguiu num córrego. Um vigia morreu de ataque cardíaco durante o acidente.
10. Em 16.08.1984 - Plataforma Central de Enchova PCE- 1, Bacia de Campos. Acidente com uma das embarcações de abandono, rompimento do cabo do truco com queda e mergulho da embarcação. 42 mortos, 207 sobreviventes.
11. Em Agosto de 88 - 50 toneladas de óleo são derramados do terminal em Angra dos Reis no mar. Mais de 600 toneladas de petróleo vazam de dutos em São Sebastião durante obras de contenção de encosta.
12. Em Maio de 94 - 2,7 milhões de litros saem de um oleoduto e atinge 18 praias de São Sebastião.
13. Em 1994 – Cerca de 500 mil litros de óleo vazam da tubulação da Revap e atingem o córregoLambari;
14. Janeiro de 96 - Vazamento de soda cáustica da refinaria de Cubatão provocou problemas respiratórios em 114 pessoas.
15. Agosto de 98 - Vazamento de 15 mil litros de óleo do petroleiro Maruim polui 11 praias e provoca maior desastre ambiental de Ilha Bela.
16. Em 1998 – Um duto se rompeu e causou o vazamento de um milhão de litros de óleo. 900 mil litros foram lançados no solo e 100 mil litros atingiram o rio Paraíba;
17. Em 1998 - Incêndio na REGAP, em Betim-MG, mata seis petroleiros e causa ferimentos graves em outras seis.
18. Em 2000 - Rompimento de duto da Reduc, RJ, despeja 1,3 milhões de litros de óleo na Baía de Guanabara, provocando grande desastre ambiental.
19. Em 2000 - Rompimento de duto na REPAR, Araucária/PR, despeja quatro milhões de litros de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu.
20. Em 2000 - Vazamento de 1000 litros de aditivo, em Paracambi/RJ.
21. Em 15.03.2001 - Duas explosões na P-36 culminariam com a morte de 11 petroleiros e o afundamento, 5 dias depois, da maior plataforma submersível do mundo.
22. Em 2001 - 29 trabalhadores foram contaminados por benzeno na REVAP. Eles apresentaram Leucopenia, redução dos glóbulos brancos que pode provocar leucemia. A empresa tentou evitar a notificação dos infectados para coibir os pedidos de aposentadoria especial, ou seja, um crime contra a saúde e os direitos do trabalhador. (Valeparaibano 23/11/01)
23. Em dezembro de 2001 – Explosão no setor, de produção de gasolina provocou a dispersão de gases, que atingiram os bairros próximos.
24. De 2002 a 2006 - 72 petroleiros terceirizados morreram em acidentes na Petrobras – Os trabalhadores terceirizados são as maiores vítimas dos acidentes na Petrobras. Isso acontece por causa do excesso de terceirização, inclusive na produção, da falta de treinamento adequado, excesso de horas extras, cobrança por produção, e da precarização. De 2002 a 2006, por exemplo, morreram 80 trabalhadores em acidentes de trabalho na Petrobras, 72 eram contratadas, ou seja,90%.
25. Em maio de 2002 – Um acidente na válvula de nafta espalhou estilhaços de ferro. Um trabalhador ficou ferido.
26. Em outubro de 2003 – A explosão da tubulação de um forno da unidade de tratamento de querosene provocou um incêndio de grandes proporções, exigindo a evacuação da refinaria e a paralisação parcial da produção por sete dias.
27. Em 2007 - houve 16 mortes de trabalhadores em acidentes na empresa, 15 eram terceirizados. Os terceirizados são submetidos às leis mercado capitalista muito mais que os primeirizados. Não é à toa que o maior número de mortes aconteça com terceirizos. Por quê? As empresas terceirizadas, muitas vezes, não oferecem treinamento adequado para os funcionários usando como desculpa o curto
prazo dos contratos com a Petrobras. A terceirização é uma das causas da precarização do trabalho na Petrobras. Além disso, os terceirizados são explorados com baixos salários e poucos direitos trabalhistas.
28. Acidente na Reduc/RJ – acidente ocorrido em 30.04.008, choque elétrico em rede a 13.800 volts, na Unidade SUB 220 do Coque da REDUC, deixou o trabalhador Adilson Oliveira, em Coma, que permanece até hoje, 05.07.08, internado no Hospital HFAG. A vítima é contratado da Skanka.
29. Acidente Fatal ocorrido às 10h55min no dia 25/05/2008, na Balsa topa tudo 4, na Baia de Guanabara,com o óbito de Luis Francisco dos Santos, com 56 anos, cargo de mecânico , com experiência de 22 anos, com 20 anos na Empresa contratante – DSM Engenharia S/A, locadora de equipamentos para a Carioca Christiani
Nielsen Engenharia;
30. Acidente Fatal na Fafen/SE, em 15.jun.08 - José Geraldo Pereira de Oliveira Filho, engenheiro de equipamentos pleno, lotado na Fafen - Sergipe, atingido por uma descarga elétrica de 18 mil volts (segundo fomos informados), faleceu instantaneamente. O corpo foi levado para o hospital João
Alves (5.45 horas) e depois para o IML (8.30 horas). O acidente ocorreu no interior da fábrica da Fafen - Sergipe.
31.Acidente na UN-AM - Um acidente em uma sonda de perfuração a serviço da Petrobras matou o empregado da empresa Brasdril, Alessandro Paula da Cruz (37), no fim da manhã desta quinta-feira, na bacia de Santos. A Petrobras informou que sindicância interna foi aberta para apurar as causas do acidente.
32. Acidente na Estação de Furado/ AL, em 23.09.08, com 4 mortes - neste dia, às 10h30min, ocorreu um Acidente na Estação de Furado, em São Miguel dos Campos, Estado de Alagoas, com quatro mortes, três petroleiros indiretos e um petroleiro direto. Até o dia 24 às 18 horas, os petroleiros terceirizados não tinham sido identificados. O Petroleiro da Petrobrás, Miguel Ângelo Pereira Moisés, 27 anos, era funcionário da empresa a dois anos, era Técnico de Operação Júnior, Acidente provocado com explosão, após abertura de válvula PSV , que causou vazamento de gás, em uma operação em uma válvula, seguido de explosão.
Morreram carbonizados, dois trabalhadores da empresa Norcontrol, Eduardo Cabral das Chagas, 26 anos e Adriano dos Santos, 22 anos; e Adeildo da Silva Santos,33 anos, da empresa Normatel. Os três trabalhadores terceirizados faziam manutenção nos equipamentos há aproximadamente 30 metros da válvula.
Entre outros mais recentes. Fonte: Internet (Frente Nacional do Petroleiros)
 
A Petrobras teve 1.606 acidentes de trabalho em 2011 somente na Bacia de Campos, segundo levantamento do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Foram praticamente quatro ocorrências por dia.
 
De acordo com o sindicato, 119 trabalhadores morreram enquanto trabalhavam na Bacia de Campos desde 1998, sendo 85 terceirizados e 34 efetivos da Petrobras.
 
Um forte abraço a todos.
H.P

Nenhum comentário: