segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MAIOR BARCO DE PAPEL DO MUNDO EM PORTUGAL





MAIOR BARCO DE PAPEL DO MUNDO VAI PARTIR À CONQUISTA DO GUINESS NO TEJO

 

O "maior barco de papel do mundo", com 6,80 metros de comprimento e 180 quilos, vai ser lançado à água do rio Tejo no sábado (dia 15), na doca de Belém, anunciou nesta quinta-feira o responsável pela construção, André Dias.


Embora a nossa intenção seja divulgar aqui a arte dos balões construídos em papel, não podemos deixar de divulgar esta iniciativa que está a ser desenvolvida e também tem a ver com outra arte do papel. Trata-se da construção do maior barco de papel do mundo em Portugal. A embarcação vai ser lançada no rio Tejo com um tripulante, que terá entre 70 e 80 quilos, disse André Dias em entrevista. O objetivo é que se mantenha a navegar durante dez minutos. Se conseguir, entrará para o livro de recordes do Guiness.
"A grande incógnita é mesmo essa, a do equilíbrio do barco. Poderá haver alguém que acabe por tomar um banho forçado. Mas estou esperançado de que tudo vai correr bem", acrescentou o responsável.
O barco foi construído numa oficina em Adães, Barcelos, e seguiu esta quinta-feira de camião para Lisboa. Será lançado no sábado a partir do meio-dia.
É feito de papel, cartão e tubos de cartão, sendo que no fundo tem uma placa de esferovite, para assegurar a sua flutuação.
Na construção do barco estiveram envolvidas cinco pessoas, sob a orientação de André Dias, especialista em cenografia.
A embarcação será um "número extra" do IX Troféu Almada Forum, uma regata de Lisboa em que se compete em várias modalidades, como vela cruzeiro, vela ligeira, remo e windsurf, entre outras.
"É uma edição que pode ficar na história, pelo recorde do mundo do barco de papel", referiu Paulo Alves, da organização da regata.

 

Curiosidades:

- Estiveram envolvidas cinco pessoas nesta construção sobre a orientação de André Dias especialista nesta técnica de dobragem
- 150 a 200 quilos de papel
- 1000 metros de fita-cola de papel
- O recorde não foi batido pelo Brasil pois estes usaram linhas e fita-cola normal
- Não foi testado
- Foi construído em Barcelos, mas nem pelo rio Cavado nem pelo Douro passou
.


Nenhum comentário: